Há mulheres altas e mulheres baixas; mulheres bonitas e mulheres feias; mulheres gordas e mulheres magras; mulheres caseiras e mulheres rueiras; mulheres fecundas e mulheres estéreis; mulheres primíparas e mulheres multíparas; mulheres extrovertidas e mulheres inconsúteis; mulheres homófagas e mulheres inapetentes; mulheres suaves e mulheres wagnerianas; mulheres simples e mulheres fatais; - mulheres de toda sorte e toda sorte de mulheres no nosso mundo de homens. Mas, do que pouca gente sabe é que há duas categorias antagônicas de mulheres cujo conhecimento é da maior utilidade, de vez que pode ser determinante na relação desses dois sexos que eu, num dia feliz, chamei de "inimigos inseparáveis". São as mulheres "ácidas" e as mulheres "básicas", qualificação esta tirada à designação coletiva de compostos químicos que, no primeiro caso, são hidrogenados, de sabor azedo; e no segundo, resultam da união dos óxidos com a água e devolvem à tintura do tornassol, previamente avermelhada pelos ácidos, sua primitiva cor azul.
[...]
Felizmente, a grande maioria é constituída de "básicas", para bem de todos e felicidade geral da nação. Sobretudo no Brasil, felizmente liberto, desde alguns meses, da sua "ácida número um" - aliás de outras plagas, diga-se, o peito inchado do mais justo orgulho nacional.
*No texto, o autor faz criticas às mulheres ácidas, comparando-as com as substâncias encontradas na Química.O autor faz referência à mulher ácida (aquele tipo de mulher que é mais complicada, mais difícil de engolir) e à mulher básica (aquela que é mais fácil de ser decifrada). Mas antes de tudo ele faz uma listagem de vários tipos de mulheres que estão englobadas em diversas categorias. Marcus Vinícius da Cruz e Mello Moraes nasceu em 1913 no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro. Mudou-se com a família para o bairro de Botafogo em 1916, onde iniciou os seus estudos na Escola Primária Afrânio Peixoto, onde já demonstrava interesse em escrever poesias.
Poeta essencialmente lírico, também conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador de uísque. Era também conhecido por ser um grande conquistador. Casou-se por nove vezes ao longo de sua vida. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical teve como principais parceiros: Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra que tiveram uma grande influência na Bossa Nova.
Por:Gabriel Freire
3 comentários:
Amei a análise.
Muito bom!:a
Postar um comentário